Logo Patosja

Saiba como conseguir gratuidade de recarga do botijão com programa "Gás do Povo"

Iniciativa deve funcionar a partir de março deste ano, beneficiando 15 milhões de famílias

Por: Redação PatosJá

Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

Publicado em: 16:54 18-02-2026

Compartilhar:

Iniciativa deve funcionar a partir de março deste ano, beneficiando 15 milhões de famílias

A Lei nº 15.348, que institui o programa "Gás do Povo", assegura a gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha de 13 kg para as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda de até meio salário mínimo. 

De acordo com a Presidência da República, o programa pretende enfrentar a pobreza de famílias de baixa renda. Até o momento, a previsão é de que a iniciativa esteja em pleno funcionamento a partir de março deste ano, beneficiando 15 milhões de famílias. 

Vale destacar que a seleção é realizada de forma automática pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A quantidade de recargas deve variar conforme a composição de cada família no 1º dia de cada mês.  

Como funciona

Para se candidatar, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário mínimo e manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses. Também são necessários documentos do responsável familiar. 

No aplicativo Meu Social - Gás Povo, é possível verificar se a sua situação é elegível. Para pessoas sem internet ou celular, pode ser feito pelo cartão do Programa Bolsa Família (com chip), cartão de débito da Caixa, informando o CPF do responsável na maquininha.
Leia também